quarta-feira, 1 de junho de 2011

LITERATURA - TROVADORISMO - ATIVIDADE COM MÚSICA

Literatura – Trovadorismo - Atividades com Música
1 ª Fase – Noturno
I- Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 7:

Ai flores, ai flores do verde pinho
se sabedes novas do meu amigo,
ai deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado,
ai deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquele que mentiu do que pôs comigo,
ai deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,
aquele que mentiu do que me há jurado
ai deus, e u é?
(...)     D. Dinis    
                                                  
Questões:
1- Quem escreveu esta cantiga?
2- Quem está dialogando com as flores?
3- Qual o refrão da cantiga? Que sentimento está expressando?
4- A natureza serve de cenário passivo ou confidente do sentimento da personagem? Explique.
5- No poema concluí-se que a dama está disposta a perdoar o namorado? Explique.
6- O que é refrão? Copie-o..
7- Esta cantiga é de amor ou amigo? Justifique.

II-  Marque a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e de maldizer:

a)      A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida.

b) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambigüidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.

c) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram freqüentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar.

d) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego- portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade.

e) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos  revelam a sobrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores.

III-  Orientações:
Leia o texto abaixo.
Assista ao vídeo da música Sozinho, de Caetano Veloso, neste blog.
Responda às questões seguintes:

Às vezes no silêncio da noite
eu fico imaginando nós dois ...
Eu fico ali sonhando acordado,
Juntando
o antes, o agora e o depois

Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Estou me sentindo muito sozinho!
Por que você me esquece e some?
Fala que me ama,
só que é da boca pra fora ...
Ou você me engana, ou não está madura!
Onde está você agora?

1- Que sentimento é expresso pela música?
2- Pode-se dizer que há relação com as cantigas do Trovadorismo? Qual?
3- Caracterize o eu lírico.