quarta-feira, 16 de abril de 2014



Dicas sobre a elaboração de um jornal escolar

- Formar a equipes. Definir quem faz o quê? ( repórteres, fotógrafos, diagramadores, ilustradores).
-Equipe de criação/redação
Dentro da diversidade de interesses da equipe de Criação/Redação, definir o que será explorado.
- Definir o nome do jornal.
- Público-alvo : leitores (para quem estamos escrevendo?)

- Editorias: sobre o que escrever?
Trata-se da definição da
s seções destinadas a assuntos específicos dentro de um jornal.
- Projeto gráfico: refere-se a cores, estilo gráfico, estilos de letras, fonte, diagramação das colunas, títulos etc.
- Formato, suporte, tiragem
- Definir a pauta - desenvolver as matérias, reportagens, informações. Repórteres em ação, uma vez definido o roteiro para captar a informação. Para tanto, elaboram as perguntas referentes às entrevistas e o caminho a ser seguido a fim de redigir a matéria. Para o jornal escolar, tais definições podem ser dadas pela equipe de Criação/Redação, também pelo professor, considerando o público alvo e os interesses desse.
Uma boa reportagem deve responder:
Quem?
Como?
O quê?
Por quê?
Onde?
Qual é o contexto?
Quando?
E daí?
- Redação do texto jornalístico
A partir das anotações feitas, o passo seguinte é escrever o texto. O primeiro parágrafo, chamado lead, deve ser claro, objetivo e conter a informação principal da matéria. A seguir o corpo do texto e o fechamento.
Finalizado o texto, procede-se a revisão. verificando possíveis falhas.
- Aspecto visual- compreende as fotos e ilustrações, que acompanham o texto.
- Diagramação e paginação- Com as matérias feitas e definidas, define-se como vão aparecer nas páginas do jornal, com ou sem ilustrações.
Uma boa diagramação favorece visualmente, tornando mais interessante e agradável a leitura.