quinta-feira, 4 de abril de 2013


Literatura

Atividade Complementar- 3 º Ano C – Noturno

 

Leia o poema abaixo e responda:

 

VERSOS ÍNTIMOS

Augusto dos Anjos

 

Vês! Ninguém assistiu ao formidável

Enterro de tua última quimera.

Somente a Ingratidão – esta pantera-

Foi tua companheira inseparável!

 

Acostuma-te à lama que te espera!

O homem, que, nesta terra miserável,

Mora, entre feras, sente inevitável

Necessidade de também ser fera.

 

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!

O beijo, amigo, é a véspera do escarro,

A mão que afaga é a mesma que apedreja.

 

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,

Apedreja essa mão vil que te afaga,

Escarra nessa boca que te beija!

 

01. Quem é o interlocutor do eu lírico no poema?

a) o leitor      b) uma fera        c) a pessoa amada          d) um amigo

 

02. “Vês! Ninguém assistiu ao formidável/ Enterro de tua última quimera” os versos destacados exprimem

a) uma constatação                  b) uma solução  

c) um questionamento              d) uma hipótese

 

03. De acordo com a primeira estrofe do poema

a) O ser humano é solidário nos momentos difíceis.

b) O ser humano abandona os outros nos momentos difíceis.

c) O ser humano só pode contar com a lealdade dos animais.

d) O ser humano tem companheiros que lhe acompanham por toda vida.

 

04. “Acostuma-te à lama que te espera!”, o tom imperativo no verso expressa

a) uma ordem        b) um pedido        c) um conselho             d) um desejo

 

05. No verso “Toma um fósforo. Acende teu cigarro!” a linguagem utilizada é

a) formal          b) coloquial          c) científica             d) culta

 

06. O que o eu- lírico quer expressar com o  versos

                             O beijo, amigo, é a véspera do escarro,”

                           “A mão que afaga é a mesma que apedreja.”

 

a) uma atitude de maior intimidade.

b) uma demonstração de afeto e cumplicidade.

c) um relacionamento baseado no desejo.

d) uma falsidade a exemplo do que ocorreu com Jesus.

 

07. No poema, o eu-  lírico expressa sentimento de

a) angústia             b) decepção             c) inveja                  d) culpa

08- Cite as características literárias de Augusto dos Anjos

 

AULA PROGRAMADA – 04-04-2013

Atividades de Inglês – review

3º ano D-E
“Read and answer:
I always wake up at 7:00 from Monday to Saturday. I usually have breakfast at 7:30 and I always eat a slice of bread and have a glass of milk. I usually take the bus at 8:15 to go to work. I always start my work at 9:00. I am a teacher and I love English. I usually finish my work at 6:00 p.m. and I go home to have dinner. I always go to college from 7:30 p.m. to 10:30 p.m., and I sometimes go to bed around midnight. On weekends, I never I watch TV because I always go out with friends. We all go to a club and have fun”
1-     About the text:
a) Qual o assunto abordado?
b) As palavras em negrito pertencem a que classe gramatical? Classifique-as .
 
2-     O texto apresenta Prasal verbs? Indique-os e descreva a situação de uso.
 
3-  Tendo como base o estudo do Present Continuous e as frases a seguir, responda.
I – Many people are using bicycles for exercises.
II – Bikes are popular.
III – Exercises is only one of the reasons.
IV – Many people prefer bicycles to cars.
Quantas frases estão no Present Continuous?
a) todas.
b) nenhuma.
c) uma
d) duas.
e) três
 
4-  A frase” I usually take the bus at 8:15 to go to work” está em que tempo verbal?
a) Present Continuous                        b)  Past continuous                     c) Simple Present     
d) Simple Past                                e) N.D.A
5- Todas as alternativas abaixo trazem advérbios de frequência, exceto:
a) Seldon
b) Well
c) Never
d) Often
e) Monthly
 
 
1º Ano F

 

1- Identifique a frase que utiliza o verbo “to be” na forma negativa CORRETA:

a) Alice and Nancy isn’t in my house.

b) The blue car aren’t expensive.

c) She and I aren’t Brazilian.

d) We isn’t American

e) N.D.A.

 

 

2 - Sobre o uso do verbo TO BE, identifique a oração que foi escrita CORRETAMENTE:

a) Marcos are tired.

b) My parents is very old.

c) The student is very intelligent.

d) Ana and I am friends.

e) N.D.A.

 

 

3 - Complete as frases abaixo com os pronomes que substituam as

palavras sublinhadas. Em seguida, marque a seqüência CORRETA:

1. The mouse is in the house

____ is in the house.

2. Is Peter a doctor?

Is____ a doctor?

3. Susan is French.

____ is French.

4. Bob and Jack are in the kitchen.

____ are in the kitchen.

 

a) he – he – she – they

b) it – it – she – he

c) it – he – she – they

d) he -  she-  she – they

e) N.D.A.

 

4- Marque a  alternativa correspondente a forma interrogativa  da frase abaixo :

 “Microscope is a modern instrument.”

 

a) Does  microscope is a modern instrument?

b) Do  microscope is a modern instrument?

c) Is microscope a modern instrument?

d) Microscope is not a modern instrument?

e) N.D.A.

 

 

 

2º ano D-E

 

1-Marque a alternativa que corresponde à forma interrogativa da frase:

 “She is going to do a English exercise.
ä) Did she going to do a English exercise?

b) Does she going to do a English exercise?

c) Is she going to do a English exercise?

d) Going she is to do a English exercise?

e) N.D.A.


 

2.  Use o Possessive Case corretamente:

The women's room is here, and the _______ one is there.
 
( O quarto das mulheres é aqui, e o dos homens lá.)
a) mans’      
b) men'
c) men’s
d) mens's
e) of men’s
 

 

3- Tendo como base o estudo do Immediate Future e as frases a seguir, responda.

 

I –  My football team is going to win.

II – The students are busy now.

III –Many people prefer bicycles to cars.

 

 

Apresentam esse tempo verbal:

a) Apenas I

b) Apenas II

c) Apenas I e II

d) Todas

e) N.D.A.

 

 

 

segunda-feira, 11 de março de 2013


PROJETO:  Do Texto à Tela

 O presente projeto tem como público alvo os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, regular.

Nota-se que muitos desses alunos demonstram dificuldade na leitura, interpretação e produção textual, importantes habilidades em todas as disciplinas, inclusive para além da escola. Assim, este projeto tem como foco a contribuição significativa para o desenvolvimento amplo do aluno, por meio de atividades pedagógicas diversificadas que envolvam leitura, escrita, expressão oral, conduzindo-o a assumir sua condição de sujeito da aprendizagem, da cultura importantes para a participação cidadã.

Neste projeto, a partir do ensino de Literatura, propõe-se trabalhar com a leitura de obras literárias aliadas a filmes, em que a finalidade é favorecer o contato  do aluno com produções da literatura  e do cinema relacionadas com o período literário estudado, conduzindo-o a desenvolver a capacidade de análise, interpretação, síntese dessas obras, ainda estabelecer o cruzamento entre diferentes linguagens que abordam temas afins.

Esta proposta de trabalho pedagógico para além do texto serve para ampliar os aspectos abordados no texto-base, estabelecendo relações entre o assunto em estudo contextualizando-o e propondo a associação entre a cultura geral presente no cinema, na música, nas artes plásticas, nos comportamentos humanos, na internet a fim de aprofundar no assunto em estudo, tornando-o mais interessante. Nesse sentido, lança-se a ideia de um trabalho contextualizado e interdisciplinar, o qual proporcione o diálogo entre as disciplinas escolares, acrescentando novas informações com vistas em ampliar os horizontes do conhecimento.

Objetivos pedagógicos:

- Explorar o universo literário com suas várias possibilidades de leitura e de promoção cultural;

- Contribuir positivamente na formação de leitores, tornando-os capazes de identificar os gêneros textuais, bem como de desenvolver interpretação de modo crítico.

- Entender a Literatura como manifestação cultural e, por isso, permear o ensino dessa no diálogo com outras disciplinas, promovendo a ampliação de conhecimentos;

- Valorizar a Literatura, percebendo as Escolas Literárias, buscando conhecer autores e obras importantes;

- Compreender a arte como saber cultural e estético.

- Perceber a Literatura como espelho da sociedade, relacionando condicionantes de ordem econômica, histórica, social pertinentes.

- Contribuir na formação do aluno, na sua capacidade comunicativa oral e escrita;

- Oportunizar por meio do estudo o  contato do educando com o mundo tecnológico ( TICS), tornando os conteúdos escolares mais atrativos .

Recursos

Livros didáticos

Textos fotocopiados

Jornais, revistas, livros paradidáticos

Computador

Internet

Aparelho de som

Data show

Lousa e materiais afins

Televisão

DVDs de filmes

Vídeos

CD de músicas

Livros digitalizados

 

Cronograma:

1º e 2º semestres de 2013.

 

1º BIMESTRE 2013

Roteiro  de  Atividades  interdisciplinares- Literatura- História- Arte- Língua Portuguesa

Ano: 2º ano D- E – Noturno

- Conteúdo disparador: Romantismo

- Obra: Frei Luis de Sousa, de Almeida Garret.

- Filme: O Náufrago, de Robert Zemeckis.

PARTE 01

Pesquisar sobre o Romantismo

Contexto histórico- social. Mencionar os principais fatos relacionados à época

Elencar os princípios norteadores.  Citar autores e obras principais.

Desenvolver o mapa conceitual do Romantismo.

Breve biografia  de Almeida Garret. Obras de destaque do autor.

Abordar a obra Frei Luis de Sousa,  resumi-la entre 10 a 15 linhas. 

Abordar o filme O Náufrago, de Robert Zemeckis, enfocando a ideia geral de sua história, em 10 linhas. 

Fazer a ficha técnica do filme- (título, data de estreia, autor, diretor, principais atores e suas personagens).

Fazer o paralelo entre a obra Frei Luis de Sousa e o filme O Náufrago. Mencionar aspectos relevantes; semelhanças e diferenças marcantes; associar as personagens; relacionar as características do Romantismo encontradas. Finalizar com considerações sobre os  respectivos desfechos.

 

PARTE 02

Dados sumários sobre o filme:

Título:

Das personagens-  nomeie as mais importantes personagens. Caracterize-as com adjetivos . Comente sobre seus traços físicos e psicológicos. Mencionar os sentimentos expressos ( substantivos abstratos).

Do enredo-  O filme apresenta unidade e organicidade ( início, meio, fim) . Apresente a história de modo resumido entre  30 e 35 linhas. Ressalte o tema abordado ;  situe o clímax ( auge) do enredo;  aborde  o desfecho.

Do ambiente- breve descrição dos locais onde se passam as ações do enredo ( país, estado, cidades, vilarejos, acidentes geográficos, natureza, campo, cidade,  comunidade, fábrica, residência).

Do tempo- situe as ações no tempo descrevendo detalhes relativos o tempo cronológico   e psicológico.

Do estilo   mencione a que estilo o filme pertence. No decorrer do enredo apareceram expressões  típicas , palavras novas. Transcreva –as, explicando  o sentido das mesmas dentro do contexto.

 

Parte 03

Ler o fragmento da obra Frei Luis de Souza  e responder as questões propostas.

Contextualizar a obra citada. Analisar historicamente os fatores relevantes da época.

Compreender as incongruências existentes entre o contexto da obra Frei Luis de Souza e o filme O Náufrago.

Analisar historicamente as mudanças nos modo de produção e de organização da sociedade.

 Ler e interpretar texto proposto.  Resolver questões abordando o tópico gramatical em estudo.

Analisar  produções artísticas  da época.

Desenvolver atividade envolvendo texto verbal e não- verbal, com a ilustração do filme.

Obs: As atividades mencionadas serão desenvolvidas parcialmente em grupo e individual.

 

Ano: 3º ano D- E – Noturno

- Conteúdo disparador: Pré- Modernismo

- Obra: Os Sertões, de Euclides da Cunha.

- Filme: Revolta de Canudos.

PARTE 01

Pesquisar sobre o Pré- Modernismo.

Contexto histórico- social. Mencionar os principais fatos relacionados à época

Elencar os princípios literários norteadores.  Citar autores e obras principais.

Desenvolver o mapa conceitual do Pré- Modernismo.

Breve biografia  de Euclides da Cunha.

Abordar a obra Os Sertôes,  resumi-la entre 10 a 15 linhas. 

Fazer a ficha técnica do filme assistido- (título, data de estreia, autor, diretor, principais atores e suas personagens).

Ouvir a Música Asa Branca , de Luis Gonzaga.

Analisar produções artísticas relacionadas ao tema..

Promover a intertextualidade, por meio de análise, reflexão e discussão em sala de aula.

 

PARTE 02

Dados sumários sobre o filme:

Título:

Das personagens-  nomeie as mais importantes personagens. Caracterize-as com adjetivos . Comente sobre seus traços físicos e psicológicos. Mencionar os sentimentos expressos ( substantivos abstratos).

Do enredo-  O filme apresenta unidade e organicidade ( início, meio, fim) . Apresente a história de modo resumido entre  30 e 35 linhas. Ressalte o tema abordado ;  situe o clímax ( auge) do enredo;  aborde  o desfecho.

Do ambiente- breve descrição dos locais onde se passam as ações do enredo ( país, estado, cidades, vilarejos, acidentes geográficos, natureza, campo, cidade,  comunidade,  residência).

Do tempo- situe as ações no tempo descrevendo detalhes relativos o tempo cronológico   e psicológico.

Do estilo   mencione a que estilo o filme pertence. No decorrer do enredo apareceram expressões  típicas , palavras novas. Transcreva –as, explicando  o sentido das mesmas dentro do contexto.

 

Parte 03

Ler o fragmento de Os Sertões e responder às questões propostas. .

Contextualizar a obra citada. Analisar historicamente os fatores relevantes da época.

Pesquisar sobre as teorias científicas: Positivismo, Determinismo. Relacionar com a obra Os Sertões.

Perceber o jogo de dominação, construções e organizações de ordem  política , econômica e social existentes .

Resolver questões de gramática contextualizada.

Trabalhar o tema do filme no estilo da Pop Art.

Obs: As atividades mencionadas serão desenvolvidas parcialmente em grupo e individual.

 

 

 

 

 

 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012


Exame final – noturno 2012

Profª Tânia

Inglês

 

1º ano

Personal Pronouns

Verb to be (present)

Simple Past Tense (regular- irregular verbs)

Plural of nouns

Simple Future – will

 

 

2º ano

Immediate Future ( going to)

Prepositions of place

Present Perfect Tense

Modal Verbs: can, may, should, must, ought to

If Conditionals

 

 

3º ano

Adverbs

Past perfect: ( had + particípio)

Relative Pronouns

Passive Voice

Reported Speech - Direct  Indirect Speech

 

 

1 ª FASE A,B-  INGLÊS

Personal Pronouns

Verbo To Be- ( presente),  formas: afirmativa, negativa, interrogativa.

Articles: definite and indefinite  ( A,  AN)

Plural of nouns

Modal  verb  CAN ( formas: afirmativa, negativa, interrogativa).

Reflexive Pronouns

 

 

1 ª FASE A,B-  LITERATURA

Trovadorismo

Quinhentismo (Literatura de Informação/ Literatura de Catequese)

Barroco

Arcadismo

Romantismo 

 

2ª FASE A,B- INGLÊS

Simple Past: regular/  irregular  verbs

Simple Past: affirmative, negative, interrogative

Simple Future ( will)

Present Perfect

Past Perfect

 

2 ª Fase A- Literatura

Realismo

Pré – Modernismo

Semana da Arte Moderna

Modernismo – 1ª , 2ª e 3ª fases

Manifestações literárias em Mato Grosso do Sul