quinta-feira, 15 de setembro de 2016

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE LITERATURA – 3° BIMESTRE / 2016
Profª Tânia Mara
Aluno( a) _____________________________________ N°______– 2° ANO___ - NOTURNO
Com base nas leituras sobre O Realismo e o Naturalismo, nos livros Novas palavras 2; Emília Amaral; Ed. FTD,/ Viva Português 2; Elisabeth Campos; Ed. Ática, responda as questões seguintes:  
                                             
1- Leia no livro Viva Português 2; Elisabeth Campos; Ed. Ática,p. 152/ 153 e resuma sobre a obra Machadiana ( características, fases, temas preferidos...).

2- Consulte os livros acima e elabore um quadro comparativo entre o Realismo e o Naturalismo.

3- Das características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo:
a) Cientificismo;.                          b) Visão materialista da realidade.         c)  narração e descrição articuladas                                                                                                       d) Interesse pela sociedade e pelos dramas existências;            e)  Sentimentalismo 

4- Leia Novas palavras 2; Emília Amaral; Ed. FTD, p.119/120, depois considere o fragmento de Memórias Póstumas de Brás Cubas e responda:
"Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante, novo.”                (Machado de Assis).
Considerando-se o fragmento da obra a que pertence, é incorreto afirmar:                                                                                a)
O texto remete a um defunto autor, que escreve suas memórias após morto.                                                                         b) O trecho demonstra a tendência literária do autor em conversar com o leitor.                                                                       c) O texto é marcado pelo uso de linguagem correta e clássica.                                                                                    d) Brás Cubas é narrador – personagem, narra suas memórias a partir de seu nascimento.            e) NDA.  
5- É correto afirmar sobre Machado de Assis:
I- Sua extensa obra constitui-se de romances, peças teatrais, contos, crônicas e poemas,
II- Machado de Assis introduziu o Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
III. Pode-se dividir as obras de Machado de Assis em duas fases: Na primeira (romântica), sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas. A Segunda (realista), em que faz a análise psicológica da personagem, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades.
É correto o que se afirma em: a) I            b) II        c) III            d) Apenas I, II             e) Todas                                 
6- Examine as frases abaixo
I – O início do Naturalismo foi a publicação de O Mulato.de Aluísio de Azevedo:       
II –  O Naturalismo considera o ser humano como produto biológico, profundamente marcado pelo meio ambiente, pela educação, pelas pressões sociais, pela hereditariedade.                                                                
III – O Naturalismo fundamenta-se na valorização da ciência como instrumento para análise e compreensão da sociedade.                                                                                                                                                                              
É correto o que se afirma em: a) I              b) II             c) III              d) Todas               e) Nenhuma                                                                                                               
7- Leia o fragmento da obra de Aluísio Azevedo, intitulada “O Cortiço”. Após lê-los e interpretá-los, procure evidenciar algumas das características que demarcaram a escola literária que pertenceu:                                                                      “Estalagem de São Romão. Alugam-se casinhas e tinas de lavadeiras”.
As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia; tudo era pago adiantado. O preço de cada tina, metendo a água, quinhentos réis; sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham preferência e não pagavam nada para lavar. (...)

(...) E naquela terra encharcada, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração que parecia brotar espontânea, ali, daquele lameiro, e multiplicar-se com larvas..
I- Defesa das causas libertárias, próprias da geração condoreira romântica.                                                                                         II- O meio ambiente adquire importância no enredo, já que determina o comportamento das personagens.                                           III- No texto, o narrador enfatiza a força do coletivo. O cortiço é apresentado, através da descrição do lugar.                É correto o que se afirma em: a) I              b) II             c) III              d) II e III                        e) Todas                                     
8- Leia Novas palavras 2; Emília Amaral; Ed. FTD, páginas 103 e 104, depois resuma sobre as características do estilo literário individual de Aluísio de Azevedo.
9- Leia a afirmação e marque corretamente V ( verdadeiro)  ou F ( falso):            
O romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo segue as características de “romance experimental”,, em que a realidade é observada de uma perspectiva científica que se distancia da idealização romântica e mostra um retrato fiel da sociedade, mesmo de seus aspectos mais sórdidos . (  )
10-  Leia a afirmação e marque corretamente V ( verdadeiro)  ou F ( falso):         
Machado de Assis estreou com a publicação de seu primeiro poema intitulado Ela, na revista Marmota Fluminense. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de letras. Sua obra divide-se em duas fases distintas. (  )