quinta-feira, 15 de setembro de 2016

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE LITERATURA – 3° BIMESTRE / 2016
Profª Tânia Mara
Aluno( a) _____________________________________ N°______– 2° ANO___ - NOTURNO
Com base nas leituras sobre O Realismo e o Naturalismo, nos livros Novas palavras 2; Emília Amaral; Ed. FTD,/ Viva Português 2; Elisabeth Campos; Ed. Ática, responda as questões seguintes:  
                                             
1- Leia no livro Viva Português 2; Elisabeth Campos; Ed. Ática,p. 152/ 153 e resuma sobre a obra Machadiana ( características, fases, temas preferidos...).

2- Consulte os livros acima e elabore um quadro comparativo entre o Realismo e o Naturalismo.

3- Das características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo:
a) Cientificismo;.                          b) Visão materialista da realidade.         c)  narração e descrição articuladas                                                                                                       d) Interesse pela sociedade e pelos dramas existências;            e)  Sentimentalismo 

4- Leia Novas palavras 2; Emília Amaral; Ed. FTD, p.119/120, depois considere o fragmento de Memórias Póstumas de Brás Cubas e responda:
"Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante, novo.”                (Machado de Assis).
Considerando-se o fragmento da obra a que pertence, é incorreto afirmar:                                                                                a)
O texto remete a um defunto autor, que escreve suas memórias após morto.                                                                         b) O trecho demonstra a tendência literária do autor em conversar com o leitor.                                                                       c) O texto é marcado pelo uso de linguagem correta e clássica.                                                                                    d) Brás Cubas é narrador – personagem, narra suas memórias a partir de seu nascimento.            e) NDA.  
5- É correto afirmar sobre Machado de Assis:
I- Sua extensa obra constitui-se de romances, peças teatrais, contos, crônicas e poemas,
II- Machado de Assis introduziu o Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
III. Pode-se dividir as obras de Machado de Assis em duas fases: Na primeira (romântica), sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas. A Segunda (realista), em que faz a análise psicológica da personagem, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades.
É correto o que se afirma em: a) I            b) II        c) III            d) Apenas I, II             e) Todas                                 
6- Examine as frases abaixo
I – O início do Naturalismo foi a publicação de O Mulato.de Aluísio de Azevedo:       
II –  O Naturalismo considera o ser humano como produto biológico, profundamente marcado pelo meio ambiente, pela educação, pelas pressões sociais, pela hereditariedade.                                                                
III – O Naturalismo fundamenta-se na valorização da ciência como instrumento para análise e compreensão da sociedade.                                                                                                                                                                              
É correto o que se afirma em: a) I              b) II             c) III              d) Todas               e) Nenhuma                                                                                                               
7- Leia o fragmento da obra de Aluísio Azevedo, intitulada “O Cortiço”. Após lê-los e interpretá-los, procure evidenciar algumas das características que demarcaram a escola literária que pertenceu:                                                                      “Estalagem de São Romão. Alugam-se casinhas e tinas de lavadeiras”.
As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia; tudo era pago adiantado. O preço de cada tina, metendo a água, quinhentos réis; sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham preferência e não pagavam nada para lavar. (...)

(...) E naquela terra encharcada, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração que parecia brotar espontânea, ali, daquele lameiro, e multiplicar-se com larvas..
I- Defesa das causas libertárias, próprias da geração condoreira romântica.                                                                                         II- O meio ambiente adquire importância no enredo, já que determina o comportamento das personagens.                                           III- No texto, o narrador enfatiza a força do coletivo. O cortiço é apresentado, através da descrição do lugar.                É correto o que se afirma em: a) I              b) II             c) III              d) II e III                        e) Todas                                     
8- Leia Novas palavras 2; Emília Amaral; Ed. FTD, páginas 103 e 104, depois resuma sobre as características do estilo literário individual de Aluísio de Azevedo.
9- Leia a afirmação e marque corretamente V ( verdadeiro)  ou F ( falso):            
O romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo segue as características de “romance experimental”,, em que a realidade é observada de uma perspectiva científica que se distancia da idealização romântica e mostra um retrato fiel da sociedade, mesmo de seus aspectos mais sórdidos . (  )
10-  Leia a afirmação e marque corretamente V ( verdadeiro)  ou F ( falso):         
Machado de Assis estreou com a publicação de seu primeiro poema intitulado Ela, na revista Marmota Fluminense. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de letras. Sua obra divide-se em duas fases distintas. (  ) 


ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE LITERATURA – 3° BIMESTRE / 2016
Profª Tânia Mara
Aluno( a) _____________________________________ N°______– 1° ANO___ - NOTURNO

Com base na leitura do livro Novas palavras, Emília Amaral; Ed. FTD, responda as questões seguintes:
1- Maior autor do Classicismo português  (  ) Pe. Manuel da Nóbrega  (  ) Luís Vaz de Camões  (  ) Pe. José de Anchieta      (   ) Pero Vaz de Caminha

2 2 Leia a p. 77 sobre o Classicismo ou Renascimento, depois relacione suas características nas artes e na literatura.

Caixa de texto:   decassílabo     redondilho           soneto


3- A partir da leitura da p. 80, faça um breve resumo sobre Camões e sua obra lírica. Use as palavras destacadas e preencha as lacunas:
a) Verso usado na "medida  velha  (                                     )    b) Verso usado na "medida  nova" (                        )                                                                                                                  Composição poética de catorze versos: dois quartetos e dois tercetos. (                                )

4-Leia a p. 85 sobre Os Lusíadas, obra épica de Camões, e escreva sobre suas características formais e temáticas.

5- Assinale a alternativa correta:
O movimento desenvolveu-se em Portugal; consiste numa concepção artística baseada na imitação dos modelos clássicos. Nele, o pensamento lógico predomina sobre a emoção, e a estrutura da composição poética obedece a formas fixas, com a introdução da medida nova, que convive com a medida velha das formas tradicionais. Trata-se do:   a) Modernismo.  b) Barroco.    c) Romantismo.   d) Classicismo.       e) Realismo. 

6-   Leia as afirmações e marque corretamente V ( verdadeiro)  ou F ( falso):
Classicismo é a tendência estética, literária, artística e filosófica que reproduzia os ideais da antiguidade clássica. V
O Classicismo português começa quando o poeta Francisco Sá de Miranda retorna da Itália a Portugal com ideias de renovação literária (caso do soneto, nova forma de composição poética).
Mais importante autor do Classicismo, Luís Vaz de Camões, foi soldado e perdeu o olho direito  em um combate na África.
Camões teve a produção poética rica e variada, abrangendo poesia lírica e épica. 
Na poesia épica, Camões se destaca com Os Lusíadas, poema que celebra os feitos marítimos dos espanhóis. 
Em Os Lusíadas, o herói é o povo português e o enredo fala da viagem de Vasco da Gama a caminho das Índias. 

7- Leia a páginas 100 e 101 e resuma sobre as manifestações literárias do Quinhentismo.

8- Leia:  “De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares” [...].  Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI; FARIA, R. História moderna. O trecho lido acima pretende:                 a)Valorizar a catequese dos nativos;                                                                                                            b) Enaltecer os portugueses.                c) Descrever as condições gerais do local, a terra fecunda.               
 d) Criticar o modo de vida dos povos indígenas.                  e) NDA.

8- A “literatura Jesuítica” nos primórdios de nossa história:     a) marca o início  do Classicismo;  b) a) tem grande valor informativo;         c) está a serviço da esquadra de Cabral;         c) Intenciona a catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;                  e) NDA

9- Leia as afirmações seguintes e responda:
I- A carta de Pero Vaz de Caminha foi escrita com o objetivo de relatar ao rei de Portugal, os acontecimentos importantes da expedição de Pedro Álvares Cabral rumo às Índias.
 II- A Carta de Caminha se refere aos primeiros contatos dos portugueses com as populações indígenas e com as terras que deram origem ao Brasil.
III- A Carta de Caminha tornou-se uma espécie de “certidão de nascimento” do Brasil, pois é traz os primeiros registros acerca da nova terra.
Está correto o que se afirma em:      a) Apenas I        b) Apenas II        c) Apenas III          d) Todas        e) Nenhuma


10- Leia as afirmações e marque corretamente V ( verdadeiro)  ou F ( falso):                                                    José de Anchieta e Manuel da Nóbrega foram figuras importantes que deixaram marcas, estilos próprios na arte manifestada durante o Quinhentismo, por meio da Literatura Jesuítica ou Catequética.   (   )