Dicas sobre a elaboração
de um jornal escolar
- Formar a equipes. Definir quem faz o quê? (
repórteres, fotógrafos, diagramadores, ilustradores).
-Equipe de criação/redação
Dentro da diversidade de interesses da equipe de Criação/Redação, definir o que será explorado.
Dentro da diversidade de interesses da equipe de Criação/Redação, definir o que será explorado.
- Definir o nome do jornal.
- Público-alvo : leitores (para quem estamos escrevendo?)
- Editorias: sobre o que escrever?
Trata-se da definição das seções destinadas a assuntos específicos dentro de um jornal.
- Projeto gráfico:
refere-se a cores, estilo gráfico, estilos de letras, fonte,
diagramação das colunas, títulos etc.
- Formato, suporte,
tiragem
- Definir a pauta - desenvolver
as matérias, reportagens, informações. Repórteres em ação, uma
vez definido o roteiro para captar a informação. Para tanto, elaboram as
perguntas referentes às entrevistas e o caminho a ser seguido a fim de redigir
a matéria. Para o jornal escolar, tais definições podem ser dadas pela equipe de
Criação/Redação, também pelo professor, considerando o público alvo e os
interesses desse.
Uma boa reportagem deve responder:
Quem?
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Como?
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O quê?
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Por quê?
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Onde?
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Qual é o contexto?
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Quando?
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E daí?
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- Redação do texto
jornalístico
A partir das anotações feitas, o passo seguinte é
escrever o texto. O primeiro parágrafo, chamado lead, deve ser claro,
objetivo e conter a informação principal da matéria. A seguir o corpo do texto
e o fechamento.
Finalizado o texto, procede-se a revisão.
verificando possíveis falhas.
- Aspecto visual-
compreende as fotos e ilustrações, que acompanham o texto.
- Diagramação e paginação- Com
as matérias feitas e definidas, define-se como vão aparecer nas páginas do
jornal, com ou sem ilustrações.
Uma boa diagramação favorece visualmente, tornando
mais interessante e agradável a leitura.